Arquitetura
de
Microprocessadores
- MMX (MultiMedia
Extensions)
v MMX
é uma tecnologia lançada pela Intel para os seus processadores
Pentium MMX em 1997.
Esta tecnologia é capaz de efectuar processamentos de
dados inteiros, registados
em 64 bits.
Overclocking
é o nome que se dá ao processo de forçar de um
componente do computador. Apesar
de haver diferentes razões pelas quais o overclock
é realizado, a mais comum é para aumentar o desempenho do hardware. O overclocking
pode resultar em superaquecimento do processador, instabilidade no sistema e às
vezes pode danificar o hardware, se realizado de maneira imprópria.
- Hyper-Threading
Hyper-Threading ou hiperprocessamento é uma tecnologia usada em processadores que o faz simular dois processadores tornando o sistema mais rápido quando se usa vários programas ao mesmo tempo. É uma tecnologia desenvolvida pela Intel e foi primeiramente empregada no processador Pentium 4 de núcleo Northwood, de 32 bit.
CISC ( Complex Instruction Set Computer): é uma linha de arquitetura de processadores capaz de executar centenas de instruções complexas diferentes sendo, assim, extremamente versátil. Exemplos de processadores CISC são os 386 e os 486 da Intel.
É uma linha de arquitetura de processadores que favorece um conjunto simples e pequeno deinstruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas. Muitos dos microprocessadores modernos são RISCs, por exemplo DEC Alpha, SPARC, MIPS, e PowerPC. Os computadores atuais mixam as duas arquiteturas, criando o conceito de arquitetura híbrida, incorporando os conceitos das duas arquiteturas e a inclusão de um núcleo RISC aos seus processadores. O tipo de microprocessador mais comum em desktops, o x86, é mais semelhante ao CISC do que ao RISC, embora chips mais novos traduzam instruções x86 baseadas em arquitetura CISC em formas baseadas em arquitetura RISC mais simples, utilizando prioridade de execução.
Todos os processadores dispõem de instruções de salto “de ida e volta”, normalmente designados de instruções de chamada de sub-rotinas: nestas, para além de se alterar o conteúdo do registro PC como qualquer instrução de salto, primeiro guarda-se o endereço de instrução que segue a instrução de salto ( e que se encontra no PC); nas arquiteturas CISC este valor é normalmente guardado na stack; nas arquiteturas RISC esse valor é normalmente guardado num registro.
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