terça-feira, 14 de outubro de 2014

                                                         Motherboard ITX




Apresentação eletrónica

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

                                                         
                                                             O que é o cooler
Cooler é um tipo de resfriador que se consiste num dissipador com uma ventoinha, na ausência desta, pode-se definir como dissipador passivo.

 É usado em diversos tipos de Hardwares.


Qual a função do cooler
A função do cooler é apenas resfriar um hardware em especifico ou o computador como um todo.


Tipos de cooler
·    Air-Cooler: O cooler mais comum de computadores desktops e notebooks. Consiste em duas partes essenciais: uma placa de liga metálica que absorve o calor e envia para uma ventoinha (ventilador) que envia o calor para cima.


·    Water cooler: O cooler de água. Funciona de forma semelhante a um radiador, existente nos automóveis. Existe uma peça que bombeia água (e outras substâncias) para os componentes internos do PC.


·    Cooler Heatpipe: Funciona de uma forma bem semelhante a geladeira. Ele manda um fluído no computador que evapora e esfria o computador, enviando o componente de volta para o cooler, que faz a substância voltar a ser liquida e depois é enviada de novo para o computador.





Marcas de cooler

·       Intel

·       Cooler master


·       Titan


·       Thermaltake


·       Thermalright


·       Alpha








quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Processadores

O processador é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo. Ele também pode ser chamado de Unidade Central de Processamento. Nos computadores de mesa encontra-se alocado dentro do gabinete juntamente com a placa-mãe e outros elementos de hardware. No passado, os processadores eram constituídos de elementos discretos e ocupavam grandes espaços físicos.




microprocessador

O microprocessador, popularmente chamado de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrónicos baseiam-se nele para executar suas funções, podemos dizer que o processador é o cérebro do computador por realizar todas estas funções, é tornar o computador inteligente
Um microprocessador incorpora as funções de uma unidade central de computador (CPU) em um único circuito integrado, ou no máximo alguns circuitos integrados. É um dispositivo multifuncional programável que aceita dados digitais como entrada, processa de acordo com as instruções armazenadas em sua memória, e fornece resultados como saída. Microprocessadores operam com números e símbolos representados no sistema binário.


segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A caixa



A caixa do computador é o esqueleto metálico que protege os seus diferentes componentes internos. As caixas têm além disso outras utilidades como o isolamento sonoro ou a protecção contra as radiações electromagnéticas. Assim, existem normas a fim de garantir um nível de protecção conforme ao regulamento em vigor.Os elementos de escolha principais de uma caixa são a sua forma, as suas dimensões, o número de lugares para leitores, a sua alimentação, a técnica das conexões em fachada e por último o seu design e as suas cores. 


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

                     EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES


- 1946: é anunciada a criação do primeiro computador digital eletrónico de grande escala do mundo, o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator). 



- 1951 a 1959: surgem os computadores de primeira geração. Esses eram capazes de calcular com uma velocidade de milésimos de segundo, além de serem programados em linguagem de máquina. 



- 1959 a 1965: surgem os computadores de segunda geração, com capacidade de calcular com uma velocidade de micro-segundos, sendo programados em linguagem montadora. 



- 1965 a 1975: nascem os computadores da terceira geração. Esses computadores passam a ter diversos componentes miniaturizados e montados em um único CHIP, sendo capazes de calcular em nanossegundos, com uma linguagem de programação de alto nível, orientada para os procedimentos. 



- 1975 a 1981: são criados os computadores da quarta geração. Seguindo a tendência da terceira geração de miniaturização de seus componentes e o aperfeiçoamento dos seus Circuitos Integrados. As linguagens utilizadas nessa geração eram de altíssimo nível, orientada para um problema. 




- 1990: a partir dessa década são lançados softwares de melhor qualidade e com capacidade de processar as informações com maior rapidez. 



- 2000: após a virada do milénio os computadores continuaram a seguir a tendência de miniaturização de seus componentes e, tornando dessa forma os computadores mais maleáveis e práticos nas tarefas diárias. Além disso, há um investimento maciço em seu design.